Translate

Total de visualizações de página

Os Amigos de Caminhada!

Qualquer doença resulta de um uso indevido da força em uma vida anterior ou nesta"






A relação entre epidemias e o estado da substância etérica do planeta

Trecho dos escritos de Alice Bailey



"As doenças e epidemias coletivas, de todos os tipos, que varrem as massas, têm sua origem em um determinado estado da substância etérica planetária. As doenças gerais, nacionais, raciais e planetárias chegam aos indivíduos, através dos corpos etéricos, mas não são tão pessoais em suas implicações ". Cura Esotérica (EH), p. 25

A Hierarquia Espiritual é capaz de desempenhar um papel no controle de epidemias, até certo ponto, dependendo de uma ampla variedade de fatores, tais como: o karma e o livre arbítrio da humanidade:

"Existe ... um segredo relacionado aos sete raios, quando eles são expressos no reino humano. O conhecimento desse segredo permite que os Mestres controlem epidemias ou doenças muito difundidas, mas atualmente está fora do alcance do leitor. A propósito, note-se que os homens são relativamente pouco afetados por epidemias e pragas , geralmente resultantes de uma guerra em parte devido ao uso desse conhecimento sete vezes maior pela Hierarquia e ao conhecimento científico da própria humanidade.   EH, p. 598

Embora não possamos saber até que ponto a Hierarquia Espiritual pode controlar essa pandemia atual, é um certo conforto saber que ela colabora com a humanidade, tanto quanto a lei espiritual permite. No entanto, os membros da Hierarquia ainda estão aprendendo os segredos dos processos da natureza, incluindo o segredo mencionado na passagem acima.

A relação entre epidemias e o corpo etérico:

"1. Podemos voltar à causa imediata das doenças e encontrar sua fonte no corpo etérico individual, se a desordem for puramente local no corpo etérico planetário e, em particular, no quarto reino da natureza, quando ocorrer. atos de epidemias ou em situações como a guerra, quando grandes massas de homens estão envolvidas.

2. Do ponto de vista da medicina ortodoxa, a existência do corpo etérico ainda não é um dado adquirido, embora exista uma tendência moderna de enfatizar a vitalidade, as qualidades vitais de alimentos e sobre a prescrição de vitaminas para estabelecer reações vitais. Essas são as primeiras indicações de uma necessidade inconsciente de aumentar o poder do corpo vital.

3. O estado do corpo etérico predispõe o sujeito a doenças ou o protege delas. Ele a imuniza contra o impacto de fatores deteriorantes ou epidêmicos ou, pelo contrário, não é bem-sucedida por causa da fraqueza etérica inerente.

4. O corpo etérico é o mecanismo da vida prânica e sustenta o familiar equipamento externo do sistema nervoso, que nutre e ativa todas as partes do organismo físico. As relações recíprocas existentes entre os centros, os nadis e todo o sistema nervoso fazem parte do campo da nova medicina e indicam o próximo grande campo de pesquisa.

5. As principais causas de todas as doenças são de dois tipos:

Eles são encontrados, antes de tudo, na hiperestimulação ou na atonia dos centros, que simplesmente implica a hiperatividade ou a apatia de qualquer centro em qualquer parte do corpo. Qualquer que seja o estágio do desenvolvimento, quando o fluxo de energia for adequado às demandas do corpo físico, haverá relativa imunidade contra doenças.

b. As causas da doença são encontradas, em segundo lugar, nos efeitos cármicos das três principais doenças planetárias: Câncer, Sífilis e Tuberculose. A profissão médica mais tarde entenderá que por trás de todas as doenças individuais, e independentemente dos efeitos de acidentes ou guerras, essas são as três principais tendências do corpo humano. Esta é uma afirmação importante e fundamental. " EH, p. 274/5

A relação entre o desenvolvimento do estado de consciência da humanidade e da doença:

"As doenças desaparecem, quando a alma conscientemente constrói o templo do corpo em cooperação com a personalidade e o mantém inundado de luz. Essa construção é um processo científico. Nos estágios iniciais do discipulado, isto é, quando a alma começa a se apossar de seu instrumento (a personalidade), inevitavelmente causa conflitos, aumento da tensão e, com frequência, agravamento de doenças e desarmonias.A harmonia e a doença causam distúrbios inevitáveis ​​acompanhados pelos efeitos indesejáveis ​​inerentes sua natureza, mas da qual triunfaremos. Durante o período intermediário de ajuste, enquanto esses efeitos são registrados e expressos, teremos que sofrer muitas aflições físicas e psicológicas e todos os problemas maiores e menores, incluindoa humanidade parece ter herdado.

Nos homens não desenvolvidos, o conflito (visto da perspectiva da consciência) é praticamente inexistente. Eles são menos propensos às doenças mais sutis que emanam dos três sistemas entrelaçados, mas ao mesmo tempo são muito mais suscetíveis às três doenças nativas, doenças infecciosas e contagiosas e às grandes epidemias que varrem as nações e grandes áreas do planeta. À medida que a humanidade evolui, as doenças se tornam mais pessoais e deixam de ser tão claramente dependentes da condição de massa ou do estado gregário. Elas ocorrem nas próprias pessoas e são baseadas em causas individuais, embora possam estar ligadas a doenças coletivas. " EH, p. 192-33

Várias doenças são ambientais e epidêmicas: 

"Certas doenças são ambientais ou epidêmicas. Ou o paciente está sintonizado com correntes envenenadas que emanam do ódio do mundo ou de complexos psicológicos dos quais já estudamos alguns. As causas também podem ser encontradas em doenças que são naturais ao material no qual os homens escolheram construir seu veículo físico. Eles o isolaram e o separaram da substância geral da manifestação e, assim, criaram um tipo de material dedicado à tarefa de formar a expressão externa da realidade. Esse tipo constitui um aspecto único e peculiar da substância universal, aperfeiçoada até um certo ponto no sistema solar anterior, e necessariamente tendo um caráter mais elevado do que a substância que vibra criativamente na atmosfera.apelo dos três reinos subumanos da natureza.

No estudo oculto de doenças, deve ser aceito como uma proposição fundamental que qualquer doença resulte de um uso indevido da força em uma vida anterior ou nesta. " EH, p. 111-112 

As doenças se enquadram em cinco categorias principais. Uma delas é:

As doenças contagiosas (epidêmicas ou endêmicas), de origem coletiva e que envolvem o homem em seu karma coletivo, geralmente não têm relação com seu karma pessoal. Psicologia Esotérica II p. 547

Os efeitos do estágio evolutivo do nosso Logos planetário: 

"O problema da imperfeição da humanidade é complicado não apenas pelo fato de que as sete energias que a animam e a vitalizam estão" manchadas de imperfeição ", mas também pelo fato de que o próprio Senhor do Mundo está longe para ser perfeito se, por exemplo, compará-lo a um Logos solar. Esta é a razão pela qual nosso planeta, a Terra, não é um planeta sagrado.É-nos dito que Sanat Kumara é o prisioneiro divino deste planeta e fica detido até que "o último peregrino cansado encontre o caminho de casa". Esse é o seu karma pesado, mesmo que represente a expressão de Seu desejo e Sua alegria. peregrinos cansados ​​"são os átomos de Seu corpo, humano ou não. Eles estão contaminados com imperfeições por causa de Suas imperfeições.Sua cura completa marcará a hora de Sua libertação. "EH, p 298

A estrofe abaixo, em número de quatro em sete, indica a qualidade das energias descendentes e as impurezas que essas energias carregam e transmitem a todas as formas que são vitalizadas pela vida de nosso Logos planetário.

O Senhor do 4º Raio:

"IV. O Grande Ser lutou e entrou em briga. Tudo o que encontrou lhe apareceu como uma oportunidade de mostrar seu poder. No quarto reinado, ele descobriu um campo de batalha e assumiu uma posição de luta. Ele viu isso. quem era bom e sabia o que era ruim e vibrava entre os dois, lutando primeiro um e depois o outro, nunca alcançando o ponto médio onde a luta é desconhecida. , tranqüilidade, descanso e silêncio pacífico.Ele enfraquece todas as formas que usavam Sua força e poder.No entanto, procurava constantemente a beleza, procurava o encanto e perdia a paz. Peguei-o nos trilhos e, com desespero, a vontade de viver não poderia sobreviver, mas o charme ainda estava lá.

Aqui temos fortes pressupostos sobre por que a humanidade (o quarto reino da natureza) sucumbe às doenças com tanta rapidez e facilidade. Ela é constantemente chamada a conflitos, individuais e coletivos. Até que ela os compreenda e os use como um meio de triunfar e progredir, eles causam um estado perpétuo de desvitalização. Como resultado, a resistência às doenças diminui e todas as formas de problemas de saúde se tornam praticamente possíveis. A energia se difunde e a resistência constantemente enfraquece. O resultado é debilidade, reações rápidas e ruins a doenças indígenas no planeta e um estado em que doenças infecciosas e contagiosas são facilmente contraídas. É essa energia que está em EH, p.301

Embora não sejam específicos de epidemias, as doenças causadas por preocupações e irritações do corpo astral estão envolvidas nos casos de "gripe planetária", e esses também devem ser levados em consideração.

"Por que essas dificuldades do corpo astral são tão" perigosas "e sérias? Aqui estão cinco efeitos mostrando por que as preocupações e a irritação são perigosas.

1. Eles diminuem a vitalidade do homem a ponto de ele se tornar suscetível a contrair doenças. O flagelo da gripe tem suas raízes no medo e na preocupação. Esta doença desaparecerá quando o mundo calmo se libertar da condição atual "aterrorizante".

2. Do ponto de vista astral, o contágio de preocupações e irritações é tão virulento que diminui de maneira especial a qualidade da atmosfera astral e dificulta a respiração (no sentido astral).

3. As condições astrais de medo, preocupação e irritação são tão difundidas hoje em dia que podem ser consideradas epidêmicas, no sentido planetário.

4. Porque a irritação (não estou falando de preocupações aqui) tem efeitos inflamatórios e a inflamação é difícil de suportar. A irritação leva a numerosos distúrbios. É interessante notar que algumas formas de perturbação visual podem ser atribuídas a ele.

5. Porque preocupações e irritações impedem a visão verdadeira. Eles desfocam a vista. A vítima desse estado de coisas vê apenas a causa de seus males. Por auto-piedade, auto-consideração ou por se concentrar em uma condição negativa, ela fica tão sobrecarregada que sua visão se torna estreita e o progresso de seu grupo é prejudicado. Lembre-se de que há egoísmo em grupo e egoísmo individual.

Eu citei razões suficientes para apoiar os efeitos de Preocupações e Irritação para mostrar a extensão da dificuldade. No momento, não faria muito o que falar sobre o remédio. Quando uma pessoa doente está gripada, você não escolhe o pico de seu sofrimento para dizer: "Está tudo bem. Não preste atenção. Levante-se e faça seus negócios". Hoje é inútil dizer aos homens: "Não tema. Pare de se preocupar. Tudo ficará bem". Eles não vão acreditar em você e, felizmente, pela boa razão de que isso não é verdade. As coisas não estão indo bem, nem a humanidade e a vida planetária. A Hierarquia sabe disso e tenta remediá-lo. Quando as dores da "gripe planetária" terá passado (e o paciente não morrerá), então podemos fazer uma investigação e fornecer o esforço que impedirá a recorrência. Atualmente, o melhor é manter o paciente calmo e diminuir a febre. Este é o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo, e homens inteligentes de boa vontade. O nome deles é Legião. " EH p.69 / 71

Vamos terminar com o poder da boa vontade:

"Boa vontade é a vontade de uma boa intenção e de um bom motivo. Seu desenvolvimento trará a cura de doenças do trato respiratório, pulmões e garganta, a estabilidade das células cervicais, a cura de demências e obsessões e um estado de equilíbrio rítmico: a longevidade se seguirá, porque a morte deve resultar do que a alma julga ter realizado o trabalho de uma vida e mereceu um período de pralaya. períodos separados por longos intervalos e serão controlados pela vontade humana. Quando um homem termina seu trabalho, ele para de respirar e envia os átomos de seu corpo para um pralaya. O pralaya é o adormecido da atividade física. fim de uma manifestação, mas seu significado esotérico ainda não é compreendido ".EH, p 108

Comentários

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA
Volte, quando sentir O CHAMADO...

ARQUIVO

Mostrar mais