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Jesus:O Maior Fenômeno da História


Jesus é o maior fenômeno da História. Com menos
 de três anos de atividade missionária, sua influência foi,
 e continua sendo, decisiva no desenvolvimento social da
 humanidade.

E 'por causa dele que a humanidade passou por radical
 inflexão evolucionária em seu processo histórico.
 Historiadores imaginam que a hegemonia de Roma foi
 destruída pelas invasões bárbaras, mas se esquecem que,
 na sua maioria, os bárbaros já haviam se convertido ao
 Cristianismo por causa dos esforços missionários.

Mais ainda: foi Jesus quem desencadeou o único
 movimento de renovação social que tem direito ao título
 de revolução em toda a história da humanidade. Todos os
 movimentos que os historiadores louvam em seus tratados
 foram, até hoje, meras maquiagens sociais que mudaram
 apenas aspectos superficiais da sociedade sem atingir o
 ponto fundamental – o Homem. Por isso, ainda não se
 conseguiu uma sociedade justa em todos os sentidos. Que
 o homem deve ser o objeto principal de qualquer
 movimento transformador, é uma derivação lógica da
 própria definição durkheimiana da sociedade como sendo
 a síntese dos indivíduos que a compõe.Que o egoísmo é o maior obstáculo
à elevação moral da Humanidade, é reconhecido pelos ensinos espirituais.

Qual vício podemos considerar radical?

 Já dissemos muitas vezes que é o egoísmo, pois dele
 deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis
 que na sua base está o egoísmo. Podereis combatê-los,
 mas não conseguireis extirpá-los enquanto não
 atacardes o mal pela raiz, não tiverdes destruído a
 causa. Que todos os vossos esforços, portanto, sejam
 nesse sentido, pois no egoísmo se encontra a verdadeira
 chaga da sociedade. Quem quiser aproximar-se,
 desde esta vida, da perfeição moral, deve extirpar
 do seu coração todo o sentimento de egoísmo, pois
 ele é incompatível com a justiça, o amor e a caridade.
 Ele neutraliza todas as qualidades.

Conscientizado o homem da sua condição de
 Espírito, a etapa seguinte é fazê-lo viver as conseqüências
 dessa conscientização, pela reforma de hábitos e atitudes,
 de acordo com a ética cristã, instando-o para viver o
 altruísmo e o amor, destruindo o impulso centralizador
 da personalidade – o egoísmo.

Qual o meio de destruir o egoísmo?

De todas as imperfeições humanas, a mais difícil de
 erradicar é o egoísmo, porque se prende à influência
 da matéria da qual o homem, ainda muito próximo
 da sua origem, não pôde se livrar e essa influência
 concorre para mantê-lo: suas leis, sua organização
 social, sua educação. O egoísmo diminuirá com a predominância
 da vida moral sobre a vida material.

O egoísmo tem por base a importância da personalidade.
 Ver as "coisas do alto" de certa maneira, faz
 o sentimento da personalidade desaparecer, diante
 da imensidão. Ofendido pelo egoísmo dos outros, o homem torna-se
 egoísta porque sente necessidade de se colocar na
 defensiva. Ao ver que os outros pensam em si próprios
 e não nele, é levado a ocupar-se mais de si que dos outros.

Que o princípio da caridade e da fraternidade, pois,
 esteja na base das instituições sociais, das relações
 legais entre os povos e entre os homens, e o homem
 pensará menos em si próprio quando vir que os ou-
 tros pensam nele. Sofrerá a influência moralizadora
 do exemplo e do contato. Em face dessa recrudescência
 do egoísmo, é preciso uma verdadeira virtude para
 fazer o homem abnegar da sua personalidade em proveito
 dos outros que, em geral, não são reconhecidos.

É sobretudo aos que possuem essa virtude que o reino
 dos céus está aberto; a eles está reservada a felicidade
 dos eleitos, pois em verdade vos digo que, "no
 dia do juízo, quem só tiver pensado em si próprio será
 apartado, e sofrerá do seu abandono".

A base das conquistas citadas está nos ensinos de Jesus.
 O rabi Galileu nunca assumiu uma postura de
 Filósofo das massas. Muito pelo contrário, os ensinamentos
 que ministrou sempre foram dirigidos, de forma
 particular, para cada um dos seus ouvintes, e continuam a
 ter um caráter individual.

A transformação social deve acontecer de dentro para fora.
Será necessário que os indivíduos se transformem individualmente,
em primeiro lugar, antes de exigirem a modificação dos outros.
O Mestre sabia que uma sociedade é sempre a síntese dos elementos
que a compõem. Através do exemplo particular, cada um que realize
sua reforma.

Do livro: Quando o Amor veio `a Terra - Djalma Argollo

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