Translate

Total de visualizações de página

Os Amigos de Caminhada!

...precisamos voltar atrás, retomar aquela situação que tentamos deixar de lado e trabalhar com ela.


AGRADEÇO MUITO ÀS DIFICULDADES QUE JÁ ENFRENTEI - Lama Michel Rinpoche

Texto extraído do livro “Coragem para seguir em frente” de Lama Michel Rinpoche, Editora Gaia.

Não tem nada de errado em estar diante de uma situação e reconhecer: “Para mim, isso é difícil”. Não há problema nenhum em chorar. O problema é  desistimos de encontrar uma solução. Afinal, sempre existem soluções.

Problemas existem e devemos respeitar nossos próprios limites. Quando fazemos de conta que eles não existem para nós, que está tudo bem, acabamos não respeitando nossos limites, inclusive físicos, e o resultado é que poderemos ficar problemas no pulmão, no fígado, nos rins, na digestão e por aí vai.

Eu já tive essa experiência de estar diante de uma dificuldade, algo que me fazia sofrer, mas para o qual eu não queria dar importância. Queria simplesmente seguir adiante, fazer aquilo que eu acreditava que, naquela hora, era o mais importante. Agia como se aquilo não tivesse a mínima importância para mim. Acabei não me relacionando emocionalmente com a verdadeira dificuldade que eu tinha. Por um lado, isso é uma forma de autodefesa. Mas talvez se ficasse ocupado com aquela dificuldade, não poderia levar adiante o que eu tinha que fazer. Quer dizer, se estou dirigindo em uma estrada muito perigosa e a pessoa que está ao meu lado começa a me contar uma história pesada, um grande problema emocional, que exige a minha atenção, não vai dar certo. Não vou poder me concentrar nem na conversa, nem na direção.

Mas, depois que resolvemos o que era mais urgente, precisamos voltar atrás, retomar aquela situação que tentamos deixar de lado e trabalhar com ela.

Há mais ou menos quatro anos, quando estive no Brasil, acabei indo parar no hospital porque estava com uma dor no pulmão que não passava. O médico achou que podia ser tuberculose. Fiz os exames e não deu nada. Mas, naquela hora eu me dei conta de que precisava me tratar melhor. Isso aconteceu porque eu tinha uma coisa que era uma dificuldade, e a deixei de lado. Ficava me dizendo: “Não, não tem problema!” ... Tive sorte de não ter nada grave. Então, o que eu quero dizer é que temos que lidar direito com nossas dificuldades... olhar nos olhos... nos relacionar com elas... arrumar as coisas... colocar cada coisa em seu lugar. Ter clareza dentro de nós.

Temos que ter coragem de poder entrar dentro de nosso interior, olhar em volta sem medo do que vamos encontrar. Porque, se mantivermos essa tendência de esconder uma coisa aqui e outra lá, “eu não sinto isso, eu não sinto aquilo”, aí garanto que não vai funcionar. Vai dar em implosão ou em explosão. Por isso, temos que aceitar que problemas existem e nós não somos iluminados!

Ainda estamos no reino humano com todos os nossos limites, qualidades e capacidades.

Mas, a coisa mais importante é de ir além disso. Aos poucos, procurando fazer de cada momento algo significativo.

Eu hoje agradeço muito às dificuldades que já enfrentei.

A coisa mais incrível foi que no momento em que pensei: “Nossa, eu nunca tive nenhuma grande dificuldade na minha vida. Então, como é que eu posso ajudar as pessoas que estão passando por momentos tão difíceis?”, logo veio uma dificuldade para eu enfrentar. Foi só pedir! Agora, eu agradeço muito por todos os momentos difíceis pelos quais passei, porque posso olhar para trás e ver o quanto eu aprendi com eles, como eles me ajudaram a me fortalecer.

O que sempre acontece?

Se temos uma dificuldade e simplesmente a colocamos de lado, ela vai reaparecer de outra forma: com outro rosto, com outra cor, tamanho, mas o fato é que ela certamente vai se repetir.

O mundo não é muito criativo. Se prestarmos atenção, desde o começo da humanidade, os problemas são sempre os mesmos. Não há nada de muito original... As pessoas sofrem sempre com as mesmas coisas. “Como somos burros!” (risos do publico). Será que nunca vamos aprender ?!

Deixando de lado as brincadeiras, o que acontece é: se eu tenho um problema e aceito lidar com ele, vivenciá-lo, então, vou poder crescer com ele. Assim, quando a mesma dificuldade surgir outra vez, já não será mais tão difícil. E da próxima vez será menos difícil ainda, até o momento em que aquilo não será nada demais, só uma pequena dificuldade.

Mas, se lidarmos apenas com os sintomas e não com o verdadeiro problema, ele vai se repetir em outro lugar.

Se tenho uma infecção no meu braço e cuido apenas da ferida, o veneno vai continuar fluindo no meu sangue... e vai acabar em outro lugar. Então, se estamos diante de uma dificuldade temos que reconhecer quais são as verdadeiras raízes dela. Lidar diretamente com ela. Ir lá no fundo. Como se costuma dizer: "Cortar o mal pela raiz". Só cuidando da origem do problema é que temos a certeza de que ele não irá retornar.

Nosso espaço é ser ilimitado. Somos nós que o limitamos quando ficamos presos aos nossos problemas e perdemos a coragem de seguir adiante.

Acho, que isso é o mais importante quando falamos sobre ter coragem de seguir adiante: não ter medo das dificuldades, não ter medo de sofrer. E ter a certeza de que tem algo muito bonito na vida, algo que podemos realizar a cada dia, e assim, acumulando as pequenas realizações diárias, poderemos ter grandes realizações.

Caso contrário, para que servem todos os nossos esforços? A vida é única e maravilhosa.

Comentários

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA
Volte, quando sentir O CHAMADO...

ARQUIVO

Mostrar mais