Translate

Total de visualizações de página

Os Amigos de Caminhada!

O que importa dizer para já é que nesta forma de devoção o número de orações a recitar parece ser fundamental.




Importante e interessante este tema sobre oração invocatória.

Chamemos-lhe Rosário, Roda de Orações,Tasbih ou Japamala, a ideia que lhe está subjacente é sempre a mesma: recitação repetida de uma ou mais orações, segundo um determinado padrão numeric, que varia consoante a religião em que é utilizado.

O uso deste objecto de devoção é muito antigo, sendo um dos seus objectivos auxiliar a memória quanto ao número de orações a recitar.

A sua referência mais antiga encontra-se no cânone do Jainismo,na Índia, onde os monges bramâni cos usam o rosário nas suas orações, embora esta prática de contar o número de orações já fosse utilizada pelos povos ditos "selvagens", que usavam pedrinhas com esse mesmo propósito.

De qualquer modo, sejam pedras ou contas (qualquer que seja a sua forma ou o material de que são feitas), interessa salientar que nesta forma de oração há sempre uma correspondência unívoca entre cada uma das orações recitadas e cada um dos objectos materiais que a representa. Ou seja, o número de orações é igual ao número de contas do rosário em questão, embora esse número varie de religião para religião.

Por exemplo: o rosário material da tradição hindu e budista, ou Japamala, tem 108 contas (sendo este o número sagrado no hinduismo e budismo). Já o muçulmano,ou Tasbih, tem 99 contas (e uma centésima, que nunca se diz, visto ser indizível a natureza de Deus).

Quanto ao rosário da tradição cristã é difícil precisar actualmente o número de orações (contas) que o compõem, dadas as alteraçõs a que foi sujeito ao longo do tempo, como aquelas que foram introduzidas pelo Papa João Paulo II.

Sabe-se, contudo, que a sua origem está ligada aos Salmos bíblicos, em número de 150 - as 15 "dezenas" que até há pouco tempo faziam parte deste Rosário.

O que importa dizer para já é que nesta forma de devoção o número de orações a recitar parece ser fundamental, o que põe um enfoque muito especial no conceito de "Número".

Por certo que o valor e o poder da oração é inquestionável. Mas seria bom que as pessoas se interrogassem também porque é que a Tradição associa à oração invocatória determinados números e estruturas de natureza sagrada.

Lucila

Comentários

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA
Volte, quando sentir O CHAMADO...

ARQUIVO

Mostrar mais