ONU prega "mudança radical de vida" contra câncer: só 1/10 tem origem genética
"De cada 10 casos de câncer, só um tem origem puramente genética", ressaltou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial contra o Câncer.
Ele lembrou que o aumento do número de casos da doença em pessoas cada vez mais jovens é um "triste sinal" de que o corpo humano não suporta o modo de vida moderno.
"O triste sinal é que o modo de vida do mundo moderno não é um modo de vida da qual a nossa máquina foi desenvolvida para suportar. Suportar, por exemplo, os males do tabaco, da ingestão abundante de álcool, os males dos alimentos artificiais ou do açúcar em excesso. Por isso a gente começa a ver cada vez mais casos de câncer em pessoas jovens, o que no passado era uma coisa extremamente rara."
Pela previsão do Instituto Nacional de Câncer, o Brasil deve registrar neste ano mais de 596 mil novos casos, principalmente de pele, próstata, mama, cólon e reto.
De São Paulo, o médico e diretor do Instituto Vencer o Câncer, Fernando Maluf, disse que as pessoas devem adotar uma "mudança radical em seus estilos de vida", medida importante para prevenir o câncer. A mudança deve envolver atividade física e alimentação saudável.
Ban Ki-moon também defendeu o "fim das tragédias" associadas ao câncer. Segundo ele, um terço dos casos poderiam ser evitados, muitos podem ser curados se o estágio for inicial e mesmo em casos de câncer avançado, "os pacientes devem ter o benefício dos cuidados paliativos".
Também pediu o "fim da injustiça ligada ao sofrimento de uma condição que pode ser prevenida".
A mensagem do chefe da ONU foca no câncer cervical, que afeta principalmente mulheres dos países mais pobres do mundo, onde são diagnosticados oito entre 10 casos.
Ele lembrou que já existem o conhecimento e as ferramentas necessárias para que todas as mulheres do mundo sejam protegidas. Ele cita alguns exemplos de prevenção do câncer cervical: vacinas para evitar o HPV, exames ginecológicos e tratamento preventivo no pré-câncer.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/radioonu/2016/02/04/onu-prega-mudanca-radical-de-vida-contra-cancer-so-110-tem-origem-genetica.htm
Día Mundial contra el Cáncer 2016
El día 4 de febrero de cada año ha sido designado como el Día Mundial contra el Cáncer, en una decisión conjunta entre la Organización Mundial de la Salud, el Centro Internacional de Investigaciones sobre el Cáncer y la Unión Internacional contra el Cáncer.
El cáncer es un proceso de crecimiento y diseminación incontrolados de células, pueden darse en cualquier región del cuerpo, normalmente se desarrolla un tumor el cual puede invadir el tejido circundante y provocar metástasis en puntos distantes del organismo.
En la actualidad muchos tipos de cánceres puede curarse mediante el uso de cirugía, radioterapia o quimioterapia, pero los mayores índices de mortalidad de esta enfermedad están dados por la falta de detección temprana de la enfermedad y la dificultad que tienen las personas para acceder a los tratamientos disponibles.
Si deseas colaborar con el ideal que se intenta transmitir durante este día, entonces seguro te serán de utilidad nuestras sugerencias:
En este día muchas escuelas y centros educativos transmiten el mensaje de brindar atención a las personas enfermas, se realizan varias actividades y eventos para crear una conciencia positiva en los niños, si te interesa puedes hablar con los maestros para acompañarlos y así tu hijo vera que tanto te importa este asunto.
Si quieres conocer más sobre esta enfermedad, te dejamos algunas recomendaciones de documentales que pueden ser de tu agrado: “Un viaje Alucinante”, “Cancer is Curable Now” y “Cancer: The Forbidden Cures”.
Comentários