NÃO CULPEM O CORONAVÍRUS PELA CRISE GLOBAL!
Por Manuel Banet
O Covid-19 apenas precipitou o inevitável: a economia mundial já estava a deslizar para uma recessão bem séria, já se estava deteriorando muito depressa.
O mercado bolsista é como a espuma acima do Oceano. Algumas vezes, ele indica um substrato forte, uma economia geral em crescimento, mas outras vezes não.
Neste caso, estava sendo sistematicamente puxado para cima devido às auto-compras das grandes empresas cotadas, ao constante despejar de divisas com a criação monetária dos bancos centrais, devido também à propaganda dos media e dos governos, apenas interessados em gerir sua imagem, com vista a serem reeleitos, com prejuízo para a saúde económica de médio e longo prazo, nos respectivos países.
Por fim, o facto da economia mundial ser incapaz de suportar um impacto exterior que, tudo somado, não é assim tão estranho, pois epidemias existiram em toda a História da Humanidade, mostra como tem sido artificial e desequilibrada a construção dos sistemas económico e financeiro.
O Covid-19 foi o revelador, que pôs a nu a parasitagem do mundo globalizado, em que o capital financeiro é predador sobre a generalidade das pessoas e dos outros capitalismos - agrário, industrial, comercial - que subsistem, mas sob forma subordinada ao sistema da grande banca mundial, que conta com o apoio indefectível dos bancos centrais e dos governos, nos países do «Ocidente».
Não podemos saber durante quanto tempo este estado de coisas vai durar. No entanto, parece-me claro que o Covid-19 será derrotado muito mais depressa que esta finança parasita.
Com efeito, não tardará muito que seja construída uma vacina e distribuída em larga escala, para derrotar a pandemia mundial.
Pelo contrário, não existe nada equivalente para estancar ou curar a doença que afecta a economia mundial.
O capitalismo globalizado é um parasita interno das sociedades: tornou-se tão invasivo das suas estruturas, que a destruição do parasita arrisca causar a ruptura do próprio organismo social.
****************************
Comentários