Enquanto não houver uma purificação em vossos átomos, células, corpo mental e espiritual...
EM BUSCA DA SABEDORIA ILUMINADA
Confúcio
Todo homem almeja a Sabedoria. Todos, com raras exceções, têm esse ideal. Todo homem que desenvolve o seu corpo mental, trabalha e estuda com objetivo de aprimorar os seus conhecimentos e nível de consciência.
Notamos, atualmente, que os Nossos jovens, principalmente aqueles que passam pelos bancos universitários, necessitam compreender e testar qualquer proposta que lhes seja apresentada. Isso acontece em todos os campos e, principalmente, no da mística.
O que esse comportamento nos sugere, discípulos da Luz?
- Mostra-Nos que o homem de hoje, que acumula conhecimentos, que tem desenvolvido o seu corpo mental através das várias experiências, está muito longe do homem do passado que aceitava todas as experiências místicas como verdadeiras, sem procurar uma compreensão maior com provas concretas e com o respaldo da comprovação científica.
O místico moderno já não aceita milagres. Ele quer explicá-los e comprová-los. Isso mostra-nos, claramente, que a ciência e a mística necessitam caminhar irmanadas. Tal comportamento prova-Nos que o homem cresceu mentalmente no sentido da intelectualidade. Ficamos satisfeitos com essa evidência. Agora, então, chega o momento do homem moderno, principalmente aquele estudioso de espírito inquiridor, colocar-se à prova. Estamos vos incitando, filhos de Deus na Terra, a serdes as cobaias para a experiência que vos granjeará aquilo que vindes almejando e lutando por obter através das inúmeras encarnações.
Ficai cientes que a virtude da Sabedoria não virá através do vosso intelecto. Podeis ser um homem culto, ilustrado, carregando uma apreciável bagagem de conhecimentos sem, no entanto, terdes sido abençoado com a Luz da Sabedoria. Essa virtude é dom divino e, para atingi-la precisais trabalhar por ela. Precisais tornar-vos merecedores.
Podeis imaginar que estamos Nos referindo à “sabedoria” dos mais velhos. Não filho, não é a essa “sabedoria” que estamos nos reportando. Estamos falando da Sabedoria Iluminada, aquela que está arquivada no vosso corpo mental superior e em vosso coração. Essa, que quando deixada aflorar, torna o homem tão sábio quanto o rei Salomão e todos aqueles homens profetas da antiguidade que souberam ouvir essa Voz Interna. Cabe a vós experimentá-la e vivê-la. Esse trabalho é vosso.
Como fazê-lo?
- Sugerimos-vos, em primeiro lugar, que prepareis o vosso corpo mental, estudeis e vos disciplineis para compreenderdes com a mente concreta aquilo que tendes por descobrir em vosso mundo interior.
Fazei um intenso trabalho de purificação, seguindo os preceitos dos Grandes Mestres. Procurai equilibrar a vossa rotina diária, isso para que vos sobre algum tempo em vossas vidas para praticardes a plena atenção, o exercício da concentração,
Acalmai as vossas mentes e quando elas, silenciadas, já não vos perturbarem mais, começai a procurar dentro de vós Aquele Amigo Consolador que é a Presença Eu Sou, ou seja, Deus em vossos corações, que poderá, com Sabedoria, vos oferecer todas as respostas e soluções, às vossas inquirições.
Não imagineis que será fácil e rápido esse contato ou que depois de meia dúzia de esforços malfeitos e, já na esperança interesseira da recompensa, Ele vos responderá. Não, não vos iludais não será assim. Esse trabalho é longo e por vezes o achareis enfadonho e que estais perdendo o vosso precioso tempo. Podemos dizer-vos que talvez, passareis muitas encarnações fazendo o esforço dessa procura, sem que Ele dê sinal de Sua Presença.
Asseguramos-vos, filhos, que esse longo e trabalhoso tempo de espera representa a vossa necessária mudança interior. Enquanto não houver uma purificação em vossos átomos, células, corpo mental e espiritual, estareis sempre sujeitos a um possível tropeço em vosso trabalho de autoaperfeiçoamento.
Podeis estar pensando: sendo tão difícil como é pegar uma estrela no firmamento, será que vale a pena todo esse esforço?
- Dizemos-vos, filhos de Deus na Terra, realmente é muito difícil, porém não é impossível e vale a pena começardes, agora, a fazer esse esforço, essa procura e entrega a Luz que está escondida dentro de vós.
Ficai cientes de que todo esse trabalho de preparo é um doce romance para poderdes chegar ao Bem-Amado Mestre Interno, à Poderosa Presença Eu Sou. Ele não cederá aos vossos rogos enquanto não vos renderdes totalmente a esse Amor Cósmico que no homem é a Presença de uma diminuta centelha de Luz, legado do Pai Creador a todos os Seus filhos.
Quando tiverdes vencido todas as barreiras e principalmente quando tiverdes vencido a vós mesmos, Ele se apresentará. E, nesse momento, sentireis nessa íntima união, a recompensa da longa espera e de todas as lágrimas que derramastes. Sentindo o vosso coração purificado e totalmente entregue, Ele vos concederá a iluminação. E nessa bênção, alcançar-vos-eis aos píncaros da glória e bem-aventurança que é a Compreensão Iluminada, ou seja, a tão almejada bênção da Sabedoria que não está encerrada na mente concreta do homem, mas que emerge do superconsciente, ou se quiserdes, da mente abstrata. Essa virtude pertence unicamente a alma iluminada, e só pode ser sentida e vivenciada por aquele gigante de vontade, espírito pesquisador e fé.
Almejamos que todos vós, filhos de Deus na Terra, participeis, um dia, dessa verdadeira Comunhão Espiritual que mudara as vossas vidas, doando-vos a Compreensão Iluminada e, portanto, outorgando a todos vós a Liberdade tão suspirada pelos homens comuns.
Abençoados sejais todos vós que perseverardes nessa busca.
Confúcio
***********************************************
Fonte : Livro Aprendendo com os Mestres V, VI e VII
Comentários