Em Aquário, o poder vem de baixo, do povo, destruindo sistemas de castas, desigualdade financeira, monopólios e regimes autoritários
PLUTÃO ENTRA EM AQUÁRIO
Por Lauren
"Através do nosso génio científico e tecnológico fizemos deste mundo um bairro. E agora, através do nosso compromisso moral e ético, devemos fazer dele uma irmandade. Todos devemos aprender a viver juntos como irmãos ~ ou todos morreremos juntos como tolos" ~ Martin Luther King, Jr.
Em 20 de janeiro, o Sol faz uma conjunção exata com Plutão no último grau e minuto do signo de Capricórnio, apenas alguns minutos antes de o Sol entrar em Aquário, e horas antes de Plutão também ultrapassar o limiar. Ao acompanhar Plutão através do limiar desta forma, o Sol ilumina tanto o fim de Plutão na era de Capricórnio, como também nos dá um vislumbre da era de Plutão em Aquário que está por vir. E todos nós estamos sendo levados nessa jornada.
Nos últimos anos, Plutão tem feito a ponte entre Capricórnio e Aquário. Como Plutão reside nas periferias muito distantes do nosso sistema solar, os seus movimentos são glaciais e os seus efeitos transformadores, tanto na sociedade como um todo, como nas nossas próprias vidas individuais. E quando muda de sinal, o que acontece com pouca frequência, podemos sentir a mudança radical, bem como experimentar as dores crescentes que a acompanham.
A última vez que Plutão esteve em Aquário foi entre 1777 e 1798. Estávamos no meio da Revolução Americana, logo seguida pela Revolução Francesa, que foi seguida pelo seu reinado de terror. Plutão é dramático em seus efeitos e revolucionário. Não apenas politicamente, mas economicamente e socialmente. O próprio lema derivado da Revolução Francesa define sucintamente os ideais aquarianos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Estamos entrando em outro Plutão na era de Aquário e simplesmente não há como evitar isso. E à medida que Plutão deixa os últimos vestígios da era de Capricórnio, haverá aqueles que resistirão à transição. Para alguns, pode parecer que toda a sua vida, tudo o que construíram, tudo em que acreditaram, está sujeito a mudanças e até mesmo à destruição. Haverá aqueles que, por desespero, tentarão resistir, recusando-se a renunciar e abrir caminho para o novo paradigma. Mas eles deveriam...
"A mudança tem um impacto psicológico considerável na mente humana. Para os medrosos é ameaçador porque significa que as coisas podem piorar. Para os esperançosos, é encorajador porque as coisas podem melhorar. Para os confiantes é inspirador porque existe o desafio de melhorar as coisas" ~ Rei Whitney Jr.
Durante boa parte do ano que se inicia, Saturno fará uma semiquadratura com Plutão, simbolizando essa resistência. Mas não temos escolha. A sociedade como um todo continuará a evoluir, apesar de si mesma. E a dura realidade de uma sociedade em evolução não pode mais ser resistida no final. Simplesmente deve ser.
Plutão em Aquário tem a capacidade de transformar e até revolucionar o mundo de maneiras notáveis. E tem a capacidade de fazê-lo também em nossas vidas individuais. A menos que você use um Whole Sign House System (sistema usado na astrologia), Plutão provavelmente não mudará sua casa do quadrante real quando mudar de signo esta semana. Ele continuará a funcionar nesse departamento da vida, mas através de lentes e sistemas de valores diferentes. Através de uma lente Aquariana.
Alguns dos temas que tratarão a era de Plutão em Aquário:
Grupos: Nossa relação com o Grupo ou Grupos. Plutão tende a lidar com extremos, a partir dos ideais de Fraternidade Universal, Igualdade e Liberdade; até aos conceitos mais restritos de tribalismo, autoritarismo e até fascismo. Uma coisa com a qual estaremos lutando é o conceito de “o Outro”. Isto pode levar à escolha de grupos inteiros de pessoas como bodes expiatórios, para que um grupo reine supremo sobre os outros. No entanto, em última análise, o ideal aquariano é o de uma Irmandade universal e inclusiva, não segregada.
Poder para o povo: Aquário é um signo que tende a focar no que é melhor para um bem maior, não apenas em um grupo ou indivíduo isolado. Sob Plutão em Capricórnio pode haver uma tendência a querer isolar e limitar o poder, concentrando o controle no topo, com os ricos e os poderosos. Em Aquário, o poder vem de baixo, do povo, destruindo sistemas de castas, desigualdade financeira, monopólios e regimes autoritários.
A mentalidade da turba: quando o poder do povo se transforma em uma mentalidade de “nós contra eles”, os ideais de Aquário tornam-se distorcidos e perdidos pelas ordens de uma mentalidade da turba. As pessoas tendem a fazer coisas dentro da excitação de um grupo ou movimento, que nunca pensariam em fazer por conta própria. Muitas vezes controladas pelo medo coletivo, as pessoas agem com base num impulso primordial de causar caos e destruição, em vez de criar e construir sistemas mais novos e melhores.
O Bem Maior: No paradigma aquariano entende-se que, quando colaboramos, em vez de competir uns contra os outros, podemos tirar o máximo partido de todo o nosso talento, engenhosidade e habilidade dentro da comunidade, e usá-los para nossa maior vantagem.
Avanços Tecnológicos: A última vez que Plutão esteve em Aquário, a Revolução Industrial foi gerada, reorganizando e redefinindo a concentração de riqueza na sociedade. Com Plutão em Aquário durante os próximos 20 anos, é provável que vejamos avanços tecnológicos que vão além da nossa imaginação. Os tipos de avanços que podem literalmente mudar nossas vidas.
Liberdade, Fraternidade e Igualdade: Em sua expressão mais ideal, o signo de Aquário possui um espaço muito grande, onde todas as pessoas são bem-vindas para viver com igual representação, aceitação e liberdade pessoal. No entanto, estes só podem ser alcançados através de mudanças sistémicas e endémicas. Uma progressão lenta e evolutiva que pode literalmente mudar a sociedade para melhor. Pode não ser perfeito, mas talvez, apenas talvez, possamos alcançar uma versão melhor de nós mesmos.
Lauren
**********************
https://www.astrologybylauren.com/new-blog/2024/1/18/pluto-enters-aquarius
Comentários