Seguidores

Total de visualizações de página (Blog iniciado em 2010)

O mês de janeiro, nomeado em homenagem ao deus das transições, marca a chegada do Ano Novo

 


ANO VELHO/ANO NOVO 2026

Por Lauren


Toquem os sinos para que o velho se vá, toquem os sinos para que o novo chegue, toquem, sinos felizes, através da neve: o ano está indo embora, deixem-no ir; toquem os sinos para que o falso se vá, toquem os sinos para que o verdadeiro chegue. ~ Alfred, Lord Tennyson

O deus romano Jano era o senhor dos começos, fins, transições e do tempo. Representado com duas faces, uma olhando para trás e a outra para o futuro, Jano presidia as portas e os portões de Roma.

O mês de janeiro, nomeado em homenagem ao deus das transições, marca a chegada do Ano Novo. Esta é também a estação de Capricórnio, quando nos livramos dos resquícios do ano que passou e voltamos nossos olhares para o ano que se inicia.

O signo de Capricórnio é regido por Saturno, nosso próprio Pai Tempo astrológico. Cronos/Saturno preside as festividades nesta época do ano. Assim como Jano, Saturno está associado ao tempo, ao planejamento, às transições e ao estabelecimento de metas para o futuro.

E com sua foice de dois gumes, o Velho Pai Tempo colhe as experiências, a sabedoria adquirida, todos os frutos do ano que passou, enquanto prepara o terreno para as sementes que plantaremos no Ano Novo que se aproxima.

Portanto, não é surpresa que esta seja tradicionalmente a época de fazer as resoluções de Ano Novo. E, aproveitando o comprometimento e a tenacidade da temporada de Capricórnio, esperamos que elas se concretizem.

Mas, neste ano, somos alertados para sabermos a diferença entre fantasias irrealistas, francamente inatingíveis, e aquelas que são realistas e nas quais vale a pena investir.

Não é de se surpreender que apenas cerca de 10% das nossas resoluções anuais sejam cumpridas. E 25% desistem após a primeira semana. Ser capaz de discernir entre fantasias ilusórias e aspirações realistas pode fazer toda a diferença.

No dia 2 de janeiro, Quíron retomará seu movimento direto, enfatizando menos a perfeição e mais aspectos como a aceitação saudável, lembrando-nos de que tudo o que conquistarmos será suficiente. Então, em vez de criarmos expectativas irreais para nós mesmos este ano, que tal incluirmos algumas resoluções radicais de autoaceitação?

Este ano, com Quíron retomando o movimento direto no Ano Novo, ele forma uma quadratura com Júpiter, o planeta das grandes expectativas e promessas, que se tornou exata em 21 de dezembro. Em vez de tentar ser alguém ou algo diferente de quem somos, por que não buscar ser uma versão melhor e mais feliz de nós mesmos?

Que tal criar metas que levem a uma maior cura e plenitude? Isso pode incluir reescrever velhos padrões e narrativas que não se encaixam mais em quem você é agora. E substituir velhos hábitos autolimitantes por hábitos novos e melhores.

Quíron, o asteroide/cometa errante, chegou ao nosso sistema solar em algum período remoto da história. Como um mensageiro do além, entre os muitos propósitos de Quíron, está o de nos lembrar que uma das consequências da experiência humana é a nossa vulnerabilidade e propensão ao sofrimento.

Ele também nos traz os remédios que podem e irão nos aliviar desse sofrimento. E um dos subprodutos da jornada de cura quironiana é o cultivo de certas qualidades como compaixão, compreensão e maior plenitude e bem-estar.

Durante a fase retrógrada de Quíron em Áries, recebemos a coragem de expulsar os demônios de nossa própria psique, confrontar os dragões em seus próprios covis e varrer as masmorras de nossas mentes.

Realizar esse importante trabalho nos últimos 5 meses nos permite agora reescrever esses antigos diálogos e roteiros em nossas cabeças e pavimentar o caminho para novos e melhores começos.

Que nossa resolução de Ano Novo seja esta: estaremos presentes uns para os outros como membros da humanidade, no melhor sentido da palavra. ~ Goran Persson

 Lauren

**************************

https://www.astrologybylauren.com/

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Centros de Oração: lugares consagrados à Oração e à Vigília permanentes

El Morya, Kuthumi y Dwal Kul: los Tres Reyes Magos

A Virgem Maria: " Venho pedir-lhes que, durante nove dias, antes do começo da Semana Santa, rezem o Orândio da Paixão e da Transfiguração de Jesus, para que os Céus sejam preenchidos por suas orações, a fim de que Deus tenha piedade do mundo inteiro".