Vem aí um raríssimo eclipse total de superlua; o próximo só em 2033.
Vem aí um raríssimo eclipse total de superlua; o próximo só em 2033.
No dia 27 de setembro de 2015 ocorrerá o eclipse lunar total, quando a sombra da terra encobrirá a superlua. O fenômeno vai ficar visível em algumas partes da América do Norte, em toda a América do Sul, na Europa e África. O eclipse de uma superlua é muito raro e aconteceu apenas cinco vezes desde 1900, em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai acontecer em 2033.
http://tvuol.tv/bldc7s
Astronauta fotografa superlua vista do espaço.
A superlua acontece quando a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra. O evento fotografado pelo cosmonauta foi ainda mais raro, pois a Lua estava na fase cheia e passava pelo ponto mais próximo na sua órbita da Terra, quase no mesmo horário (diferença de aproximadamente 30 minutos).
A Superlua é cientificamente chamada de “perigeu lunar” e acontece porque a órbita lunar tem o formato oval, e não de círculo. O fenômeno oposto, quando a Lua fica mais afastada da Terra, é conhecido como apogeu.
As Luas cheias também variam de tamanho por causa da órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (perigeu) cerca de 50 mil quilômetros mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para um observador no planeta, o perigeu faz a Lua parecer 14% maior e 30% mais brilhante do que em um dia de lua cheia normal.
Apesar de a Lua passar pelo perigeu a cada 29 dias, a próxima vez que essa passagem irá coincidir com a Lua Cheia será somente em 28 de setembro de 2015.
Comentários