É a maior catástrofe ambiental do País
O desastre ambiental em Mariana, considerado o maior já ocorrido no Brasil.
A captação de água potável está prejudicada nos locais por onde passa a lama tóxica.
A onda de lama percorreu mais de 650 quilômetros em 16 dias
A lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco já chegou ao mar, após passar pelo trecho do Rio Doce no distrito de Regência, em Linhares, no Espírito Santo.
Pesquisadores alertam que a lama, independentemente de ser tóxica ou não, vai impactar profundamente
todos os ecossistemas continentais e oceânicos por onde passar.
A onda de lama da Samarco chegou com tudo ao oceano hoje, formando uma enorme mancha marrom que se projeta, da foz do Rio Doce, quilômetros mar adentro. Uma pluma inicial de água barrenta já havia atingido a costa ontem à tarde, mas a mancha agora é muito mais densa, com uma aparência que lembra leite achocolatado.
Às 16h de hoje, a lama já se esparramava alguns quilômetros para o norte e para o sul, partindo do distrito de Regência, município de Linhares.
A previsão do Ministério do Meio Ambiente, baseada em modelos de dispersão produzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), é de que a mancha de rejeitos atingiria 9 quilômetros de costa, mas técnicos e outros estudiosos que acompanham os eventos no campo consideram essa previsão extremamente conservadora.
Rio pode levar cerca de 10 anos para se recuperar de acidente com barragem da Samarco.
A mineradora Samarco admitiu que há risco de rompimento nas barragens de Santarém e Germano, que ficam perto da que se rompeu em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
Video: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/1709548-com-mar-agitado-lama-fica-estancada-na-foz-do-rio-no-es-e-peixes-agonizam.shtml
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/nacional/lama-da-samarco-forma-mancha-marrom-no-mar/ar-BBnjvGW
Comentários