O cometa interestelar 3I Atlas está se tornando o objeto mais intrigante de dois mil e vinte e cinco. De mudanças inesperadas em sua cor à emissão de cianeto e padrões de luz inéditos — a cada nova observação, ele fica ainda mais estranho. Neste episódio, o Horizonte investiga o que a ciência realmente sabe sobre esse visitante cósmico. É por isso que vale a pena seguir cada detalhe dessa jornada. Quando dividimos essas descobertas, criamos juntos uma comunidade que olha para o céu com curiosidade — e transforma mistério em conhecimento.

Seguidores

Total de visualizações de página (Blog iniciado em 2011)

Dia 29 de novembro, rola a Mobilização Mundial pelo Clima em várias capitais ao redor do globo!

Dia 29 de novembro, rola a Mobilização Mundial pelo Clima em várias capitais ao redor do globo!

O “Entre no clima” de hoje é pra você, que tá por fora do assunto! O que é a COP? Por que a COP-21 é tão importante? Ouça o podcasting e descubra!

Campanha leva mensagem da terra para Conferência do Clima. Uma campanha mundial vai levar as vozes de pessoas comuns, de todo o planeta, para os líderes que se reúnem em Paris, em dezembro, pra fazer o maior pacto político global contra as mudanças climáticas. Usando as redes sociais, a campanha reúne fotos e vídeos de pessoas segurando placas com a hashtag #EarthtoParis - ou da Terra para Paris. É só fazer sua própria foto ou vídeo e usar a hashtag.

Peraí! Mas eu nem sei direito o que é COP… pra que é que vou mandar contribuições pra essa conferência? Pois é. O “Entre no clima” de hoje é pra você, que tá por fora do assunto!

Pra começar, o que é a COP? A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ou COP, foi criada no Rio de Janeiro, durante a Eco 92. Essa convenção reúne 196 países - dos quais 192 ratificaram o Protocolo de Kyoto, criado em 1997 para reduzir concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. O principal fórum de discussão da COP são suas reuniões, como essa que vai acontecer agora, em Paris. É delas que saem os compromissos a serem assumidos por todos os países-membro para combater as mudanças climáticas. A primeira reunião da COP foi em 1995, em Berlim.

Mas se tem todo ano, por que é que essa de 2015 é tão importante? É da COP-21 que deve sair um novo acordo global para substituir o Protocolo de Kyoto - e tentar frear o aquecimento global reduzindo emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Até agora, cada um dos países-membro apresentou uma lista de metas, as chamadas INDCs, a serem alcançadas para reduzir as emissões e evitar que a temperatura global aumente mais que 2 graus celsius até o final do século XXI. O Brasil é um desses países e apresenta as seguintes intenções: reduzir 43% das emissões até 2030; 45% de energias renováveis na matriz energética do país; reflorestamento de doze milhões de hectares, com espécies nativas e exóticas e ainda zerar o desmatamento ilegal na Amazônia.

Dá pra acreditar? O pior é que, com as metas apresentadas até agora pelos países, estamos bem longe de brecar o aquecimento: a previsão é de que chegue a 3 graus celsius ou mais! Se isso acontecer, podemos esperar um verdadeiro apocalipse: secas, perda de lavouras, aumento da fome e da pobreza extrema, catástrofes, inundações de áreas costeiras e até migrações forçadas de populações… Mesmo com os atentados terroristas em Paris, as autoridades francesas garantem que a COP vai ser, sim, realizada - mas com medidas de segurança mais fortes e com o cancelamento de festas, shows e passeatas.

Entendeu por que é que a sociedade civil brasileira precisa ficar de olho na COP-21?

Dia 29 de novembro, rola a Mobilização Mundial pelo Clima em várias capitais ao redor do globo!


Visite o site www.mobilizacaopeloclima.com.br

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

AÇÃO EMERGENCIAL: A epidemia de Coronavírus será reduzida quando uma quantidade suficiente de energia de cura for aplicada ao campo de energia global.

Centros de Oração: lugares consagrados à Oração e à Vigília permanentes

À medida que a intensidade continua aumentando, está sendo colocada pressão sobre o que precisa de transformação e mudança.