Desde a antiguidade, as Instruções Espirituais têm nos afirmado que três são os princípios básicos ...
Quem despreza as leis éticas e espirituais das escrituras sagradas e segue os impulsos sensuais, jamais atingirá a perfeição nem a felicidade da meta suprema. Por isso, guia-te pelos livros sacros, para saber o que deves fazer ou deixar de fazer. Guiado por esse espírito, realiza o que tens de realizar no mundo.” Krishna (Bhagavad Gita, cap. 16)
Desde a antiguidade, as Instruções Espirituais têm nos afirmado que três são os princípios básicos que sustentam a “Rede Hierárquica da Terra”: investigação, devoção e serviço. Em especial, a devoção diz respeito ao Sexto Raio que predominou sob as auras humanas, aproximadamente, nos últimos 2.000 anos da existência deste planeta. Raio este que teve Jesus como Mestre Maior. Com a atualização das novas energias que estão se dispondo para a humanidade, a devoção já deveria estar bem incorporada nas consciências individuais e coletiva do Reino Humano da Terra. Porém, a humanidade encontra-se em descompasso com as energias evolutivas que vêm do Cosmos, atrasando e dificultando que este planeta vivencie uma harmonia maior. A atual energia que a humanidade deveria estar incorporando seria a do Sétimo Raio, de Ordem e Autorrealização. A maior parte da humanidade da Terra, está hospedada neste planeta em caráter de expiação cármica e não tem contato consciente nem pode ter com a energias dos Raios, nem com as Instruções Espirituais que estão atualizando os seus propósitos. Portanto, temos que estar conscientes que no Reino Humano da Terra, muitos de seus integrantes se manifestam como elementos de atraso para a vida harmônica e interativa de todos os outros reinos paralelos. Estes seres ainda não estão capacitados cosmicamente para contribuir com os seus serviços, harmonicamente, pois as suas próprias vidas são desarmonizadas.
“Dentro do desenvolvimento desta raça humana planetária, vários ensinamentos evolutivos foram sendo posicionados, estruturados e compilados dando origem a inúmeras teorias que sustentaram um acervo elevado de práticas evolutivas, principalmente através dos caminhos religiosos e filosóficos. Na época de Jesus, estes conhecimentos aglomeravam-se nas denominadas escrituras. Sabe-se que o conhecimento teórico dos ensinamentos evolutivos é básico para um direcionamento mais adequado às práticas nesta direção. Atualmente, estes ensinamentos instrutivos estão se dispondo por várias “mídias”, já utilizando um termo do upgrade evolutivo da era de aquário. O Coiote nos lembra que, com o início da entrada das energias cósmicas de aquário, inúmeras tecnologias como a imprensa, a transmissão de imagens (TV, Cine, Foto, etc.), a aviação e a cibernética (computadores e internet), por exemplos, foram introduzidas na Terra nos últimos anos acelerando os processos evolutivos individuais e coletivos desta humanidade. Todos estes elementos existenciais transitórios estão à disposição do mundo dos céus para a divulgação de suas ordens instrutivas para a Terra. As escrituras dos tempos de Jesus devem ficar no contexto do seu passado, sem desmerecer os seus valores e, cabe aos caminhantes da senda espiritual se atualizarem discriminando as novas formas de “Deus” se comunicar, reconhecendo o atual propósito destas manifestações neste novo tempo.”
(Extraído do livro “VIA CORAÇÃO, caminhos da transformação”, pág 226, Horácio Netho, Ed. Alfabeto, 2011)
Sendo a investigação uma sabedoria indicada pela própria Hierarquia Espiritual como uma prática fundamental para compreendermos melhor a vida, vários Mestres de Sabedoria nos deixaram acervos dispostos atemporalmente pela História da nossa civilização. Etimologicamente, a “investigação” nos conclama a observar os elementos da vida, não somente sob o aspecto das apresentações externas, mas principalmente sob a percepção interna de nossas intuições. Portanto, qualquer foco “investigado” por um ser humano em sua vida externa deveria receber também uma observação silenciosa e intuitiva da sabedoria interna deste mesmo ser. E é nesta direção que conseguimos ver a sincronia e a unidade das diversas Instruções Espirituais que nos encaminham para as realidades celestiais.
“Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt, 22:29)
As Instruções Espirituais preparam a mente humana para acolher as verdades evolutivas necessárias para a “Rede Hierárquica da Terra”. Como são diversos os níveis de consciências que um ser humano pode manifestar, diversos também são os níveis de instruções que sustentam e nutrem as experiências humanas. Níveis diferentes de consciências humanas além de necessitarem de instruções diferentes, podem necessitar de instruções até mesmo opostas e contraditórias, ou seja, o que as instruções sugerem para uma determinada etapa da experiência humana pode ser considerado indesejável para uma outra etapa e vice-versa. Mais diretamente e como exemplo, instruções que tratam das disciplinas do EGO nem sempre são coerentes com as instruções para um ser humano que já se percebe como ALMA. Da mesma forma, as instruções para uma ALMA nem sempre são afins com as instruções para um ser cósmico que experimenta o seu ESPÍRITO ou AVATAR.
“O conhecimento por si só não propicia a felicidade originária do desenvolvimento interior, que não depende de fatores externos. Embora o conhecimento muito detalhado e específico dos fenômenos externos seja uma considerável realização, a insistência em torná-lo a meta preponderante de nossos esforços, longe de nos trazer felicidade, pode na verdade ser perigosa. Pode tirar-nos o contato com a realidade mais vasta da experiência humana e, de maneira especial, a nossa dependência dos outros.” (Dalai Lama)
A primeira investigação que um caminhante da “Senda Espiritual” deve realizar é sobre si mesmo. É a partir de um autoconhecimento disciplinado que este ser vai expandindo a sua compreensão sobre as realidades à sua volta. Uma das descobertas que este ser vai acessar, é aquela que revela a proteção que as “Instruções Sagradas” trazem para a vida humana. O simples fato de estarmos em contato com as “Instruções Sagradas” faz com que energias celestiais de apoio sejam atraídas e projetadas sobre nós. Estas energias ficam recolhidas, normalmente inconscientes e ocultas, aguardando que nós assumamos as próprias instruções para que elas possam, então, vir a ser as nossas próprias verdades.
“Ler apenas não é o suficiente; vocês podem dominar todos os comentários sobre as Escrituras e podem estar aptos a argumentar e discutir com grandes eruditos sobre estes textos; mas sem colocar em prática o que eles ensinam, isto é uma perda de tempo.” (Sathya Sai Baba)
Para expansão deste tema, sugerimos os links a seguir p\ audição ou download de palestras gratuitas:
Difundir a Instrução (http://www.irdin.org.br/palestra/por/audicao.php?cod=8972)
Ampliações da Instrução Espiritual (http://www.irdin.org.br/palestra/por/audicao.php?cod=6133)
Instrução: Um Passo Além do Ensinamento (http://www.irdin.org.br/palestra/por/audicao.php?cod=3412)
Horacio Netho: autor do livro " Via Coracao - Caminhos da Transformacao
Comentários