Total de visualizações de página

Os Amigos de Caminhada!

O que provoca muitos dos pontos de crise atuais.



PROBLEMAS DA HUMANIDADE
Alice A. Bailey.
4 de setembro de 2014


A MUDANÇA DE VALORES


Valores espirituais que inspiram a consciência e a consciência daqueles que servem para a criação de uma forma de vida melhor.




O destino de homens e nações está determinado pelos valores que governam suas decisões.



Estamos atravessando um período de crise na história da humanidade de uma importância suprema para os povos do mundo. Deveria ser um tempo de reavaliação e exame dos valores com os quais decidimos viver. Um valor é a valia relativa que assinalamos a certos aspectos da vida diária, ou uma excelência ou utilidade intrínseca reconhecida. Isso pode ser considerado questão de opiniões e, portanto, debatível. Mas numerosos valores na vida humana são básicos para o “bem-estar geral de todo o mundo”, transcendendo a labuta diária e a tarefa comum. Devido à sua importância para o bem-estar futuro da raça humana, é necessário identificar esses valores.



De fato, os valores podem ser tanto espirituais como materiais. É o mal emprego dos recursos materiais do mundo, monopolizado para fins de auto abastecimento, o que provoca muitos dos pontos de crise atuais.



Os valores materiais tendem a se confinar num indivíduo, num grupo ou numa nação, dentro de limites determinados pelas formas de vida criadas para servir os interesses dessa unidade. As formas podem mudar, mas se é mantido como motivação, como um auto-interesse mesquinho, não resulta nada de importância para a cultura e a civilização humana. O “novo materialismo” se construirá sobre o uso de substância e recursos materiais para a criação de formas que beneficiem o maior número possível com o máximo bem-estar.


Os valores espirituais estão relacionados com a iluminação, a liberdade e o crescimento criativo da raça humana. Promovem a tendência humana inata para a síntese e a totalidade. Expandem os horizontes da visão e a capacidade humanas. Podem simbolizar-se como uma espiral ascendente de infinita potencialidade.



Os valores espirituais de maior importância bem poderiam ser aqueles que nos elevam fora das nossas preocupações autocentradas. O auto-interesse não beneficia ninguém, incluindo a própria pessoa, de tão interdependente e inter-relacionada como se tornou a sociedade. O separatismo e o egoísmo, destinados hoje a serem transcendidos, são miragens humanas baseadas na ausência de visão e entendimento.



O “sacrifício do egoísmo” liberaria novos valores para a vida nacional e internacional. Acabaria com o armamentismo, atualmente perpetuado por motivos de poder e interesse econômico, e conduziria ao desarmamento mundial e à paz mundial, prevista e assegurada nos estatutos das Nações Unidas.


O sacrifício do egoísmo fomentaria as atitudes mentais inclusivas, permitindo a todos os setores da sociedade compartilhar e contribuir com o crescimento e prosperidade da totalidade. Promoveria a responsabilidade e a preocupação por parte da totalidade em atitudes e ações. Surgiria uma nova perspectiva sobre a vida e os valores verdadeiros.



O sacrifício do egoísmo aumentaria os laços de entendimento entre os povos da Terra, mediante a substituição prática da cooperação internacional, a tolerância mútua e o compartilhamento entre povos e nações. Pode liberar os homens e mulheres de todas as nações de suas limitações e restrições, deixando-os livres do medo e da necessidade, conduzindo-os à liberdade de expressão e de crenças religiosas, deixando-os livres para expandirem-se mental e espiritualmente.



Existe atualmente uma tendência crescente de aspiração para melhores formas de vida para todos os povos de todo o mundo. A consciência humana está se abrindo à impressão espiritual e à compreensão de que existem valores espirituais desejáveis, que podem ser incorporados em cada aspecto da vida, substituindo o materialismo que tem controlado a humanidade durante séculos. Esses valores correspondem a atitudes essenciais de mente e coração que determinam ações e que criam as circunstâncias físicas da vida diária. Portanto, são intensamente práticas.


O objetivo da nova ordem mundial seria, sem dúvida, que toda nação, grande e pequena, perseguisse sua própria cultura individual e procurasse sua própria salvação, mas que todas e cada uma delas desenvolvessem a compreensão de que são partes orgânicas de uma totalidade corporativa que devem, consciente e abnegadamente, contribuir para essa totalidade. Esta compreensão já está presente nos corações de inumeráveis pessoas de todo o mundo e traz em si uma grande responsabilidade. Quando for desenvolvida inteligentemente e manejada com sabedoria, conduzirá às Corretas Relações Humanas; à estabilidade econômica, baseada no espírito de compartilhamento e na cooperação; e a uma nova orientação dos povos e das nações entre si e de todas para esse poder supremo ao qual damos o nome de Deus.



Traduzido a termos nacionais, essas compreensões eliminam o conflito e a competitividade das numerosas facetas da sociedade. Enquanto cada grupo lutar por si mesmo e por seus próprios interesses, não poderá existir harmonia social, nem tranqüilidade, nem segurança ou unidade, nem liberdade ou bem-estar.



O valor humano fundamental que se necessita hoje em dia, como base para uma vida melhor na sociedade em que nos movemos, é a utilização simples e prática da energia da boa vontade. A boa vontade é uma atitude mental inclusiva e cooperativa; é “amor em ação”; fomenta a justiça e a integridade naqueles com influência e autoridade. É, na verdade, a pedra angular de uma sociedade humana que responde aos valores da nova era.



Aqueles que atuam com boa vontade pelo “bem-estar geral de todos os povos” são os construtores da nova ordem mundial, aquilo pelo qual atualmente tantos planejam e trabalham.



VALORES COM OS QUAIS VIVER



Amor à Verdade: Essencial para uma sociedade justa, inclusiva e progressista.



Sentido da Justiça: O reconhecimento dos direitos e necessidades de todos.



Espírito de Cooperação: Baseado na boa vontade ativa e no princípio das Corretas Relações Humanas.



Serviço para o Bem Comum: Por meio do sacrifício do egoísmo. Só aquilo que é bom para todos é bom para cada um.



Estes são valores espirituais que inspiram a consciência e a consciência daqueles que servem para a criação de uma forma de vida melhor.


Boa Vontade Mundial

Comentários

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA
Volte, quando sentir O CHAMADO...

ARQUIVO

Mostrar mais