POR QUE PRECISAMOS DE FLORES?
Por Que Precisamos de Flores?
©Sayer Ji
Então existe um antigo caso de amor entre os seres humanos e o açafrão, que não pode se reproduzir sem a nossa ajuda. Poderia este antidepressivo com propriedades promotoras de saúde ser um exemplo do açafrão “devolvendo o favor” ?
“As flores sempre tornam as pessoas melhores, mais felizes e mais úteis, elas são a luz do Sol, comida e remédio para a alma.” ~Luther Burbank
“As flores sempre tornam as pessoas melhores, mais felizes e mais úteis, elas são a luz do Sol, comida e remédio para a alma.” ~Luther Burbank
“As flores… são uma afirmação orgulhosa de um raio de beleza que valoriza todas as utilidades do mundo”. ~Ralph Waldo Emerson
As flores personificam algo verdadeiramente maravilhoso sobre o projeto do Universo. Elas são o que eu chamaria de um exemplo da superioridade intrínseca do Universo na definição: “uma desnecessária ou excessivamente grande quantidade de algo que contém um excesso aparentemente desnecessário de beleza”. Flores nos lembram de que o tecido da realidade é composto de algo mais do que apenas átomos. Há poesia em abundância e inspiração estética construída na estrutura das coisas, desde que temos olhos e sentidos para percebê-las.
Afinal de contas, a reprodução especialmente como descrita mecanicamente pela ciência biológica moderna não precisa de engajamento erótico, cheiro, simultaneidade de toque, êxtase e todas as experiências sinestésicas associados com a experiência em primeira mão de fazer amor, nem a natureza precisa de cor, cheiro e as qualidades visuais encantadoras das flores para as plantas cumprirem o seu papel na produção da próxima geração.
“As flores… são uma afirmação orgulhosa de um raio de beleza que valoriza todas as utilidades do mundo”. ~Ralph Waldo Emerson
Por Que Precisamos de Flores
Um estudo de 2005 realizado na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, intitulado “Uma abordagem ambiental a emoções positivas: Flores” revelou que todos os participantes do estudo responderam positivamente no comportamento e emoção ao receber flores. Como foi resumido por HortiDaily o estudo de 10 semanas revelou:As flores têm um impacto imediato sobre a felicidade. Todos os participantes do estudo, expressaram “verdadeiros” e “animados”, sorrisos ao receberem flores, demonstrando alegria e gratidão extraordinária. Esta reação foi universal, ocorrendo em todas as faixas etárias.
As flores têm um efeito positivo a longo prazo sobre o humor. Especificamente, os participantes do estudo relataram se sentirem menos deprimidos, ansiosos e agitados depois de receberem flores e demonstraram uma maior sensação de prazer e satisfação com a vida.
O papel em si fornece uma explicação interessante coevolutiva de por que flores têm um efeito tão poderoso na elevação do estado de espírito:
“Nossa hipótese é de que as flores cultivadas preenchem um nicho emocional, as suas propriedades sensoriais provocam emoções positivas nos seres humanos. As plantas com flores são assim gratificantes para os seres humanos e, em contrapartida, as flores cultivadas recebem uma propagação que só os humanos podem proporcionar. A demonstração de tal fenômeno preenche várias lacunas na literatura. Ele suporta o significado básico de emoção para a sobrevivência. Como corolário, apoia a função adaptativa de emoções positivas e negativas. Finalmente ele abre uma área de investigação sobre as relações psicológicas entre os seres humanos e outras espécies através de suas propriedades sensoriais que foram relativamente negligenciadas”.
O documento traça também um interessante paralelo entre flor/humano e flor/cão uma coevolução:
“Nossa hipótese é que como as flores se mudaram para o novo nicho criado pela agricultura, houve um aumento na variação e as flores mais agradáveis que atraem foram autorizadas a permanecer. Em alguns seres humanos o ponto pode ter se movido a partir de apenas tolerar estas espécies daninhas para salvá-las ativamente e espalhar as sementes. Não escapou a nossa atenção de que o cenário que apresentamos para a evolução das flores é muito parecido com o cenário que Budiansky (1994) apresenta para a evolução dos cães. As flores podem ser o equivalente das plantas como são os animais de companhia.
Origem: Despertar do Mundo
Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível
de companhia“. [Grifo nosso]
Comentários