ATITUDE É TUDO
CRISE.
Global. Econômica, ecológica. Social, pessoal. Externa, interna. Na família, no trabalho.
Em Chinês, o termo “crise” é composto de duas palavras. “perigo” e “oportunidade”. Sem dúvida, estamos em perigo: por toda a parte, guerra, instabilidade política e econômica, desemprego, aumento da pobreza e miséria, violência urbana, desequilíbrio emocional.
Mudanças cada vez mais rápidas causam o que foi chamado de “epidemia” da época moderna: STRESS.
70% das consultas médicas no Brasil têm como causa o stress... fadiga, dor de cabeça, dores musculares, palpitações, problemas emocionais, tonturas, problemas respiratórios, falta de apetite, problemas sexuais, hipertensão, e mesmo ataque cardíaco e câncer. O stress afeta até a altura de nossos filhos: eles crescem menos, em famílias tensas (pesquisas nos EUA revelam que os hormônios do stress inibem o fluxo normal dos hormônios de crescimento).
Mas também dentro dessa crise existe uma grande oportunidade – para a transformação. A crise mobiliza energia, quebra antigas estruturas e padrões, provoca um despertar mais amplo de consciência.
Uma nova estabilidade mais elevada, mais harmônica que a anterior.
ATITUDE É TUDO
Todas as pesquisas sobre stress mostram que o mais importante não é o stress em si – e sim nossa resposta ao stress. A diferença entre a tensão criadora, positiva e o stress que paraliza e mata, é nossa própria ATITUDE.
...Como estimular o que os médicos chamam a “resposta de relaxamento” que diminui os hormônios do stress e nos ajuda a transcender nossa raiva, medo, nervosismo e depressão? Como achar o centro de estabilidade e tranquilidade dentro de nós, para pensar e atuar com maior clareza e criatividade? Como responder às mudanças aceleradas nessa “era de incerteza” com nossas mentes abertas e flexíveis?
Assim o nosso stress se transforma de um gasto emocional e físico, de uma crise desesperada, em uma oportunidade positiva. Uma oportunidade para redefinir nossas vidas de uma forma mais sábia. Para estabelecer um equilíbrio harmonioso e desenvolver novas estratégias pessoais e sociais. Para perceber, no fundo do coração, que “o universo conspira a nosso favor”.
Stress é uma grande oportunidade. Não perca.
www.visaofuturo.org.br
Comentários