Cada ser humano deve tornar-se um guardião deste planeta,..
Cada ser humano deve tornar-se um guardião deste planeta,... Como os anjos protetores aos quais confiamos nossas vidas.
Temos um grande exemplo de vida em nosso País, a do professor José Lutzenberger, cuja obra foi reconhecida no mundo inteiro.
Sua luta pela conservação do meio ambiente foi incessante e a ela dedicou grande parte de sua vida.
ELE FOI, CERTAMENTE, UM DOS INCANSÁVEIS GUARDIÕES DO PLANETA TERRA.
Este é o “nosso mundo”. É tudo o que temos e tudo o que somos. Toda a nossa História aqui aconteceu e continua acontecendo.
Lá do alto, não percebemos as linhas que separam países e pessoas. Vemos que tais linhas são, de fato, imaginárias.
Só existem nas mentes humanas.
Diante de uma visão tão ampla do Universo, não é mais possível que o ser humano atribua a si mesmo a condição de “Coroa da Criação” e faça o que bem entender neste Planeta.
Que ainda acredite que o Universo surgiu para atender, única e exclusivamente, aos seus desejos.
ATÉ AQUI, TUDO ESTÁ CONFORME A ESCALA HUMANA...
Mas, na imensidão do Cosmos, o nosso lar começa a mostrar-se pequeno, indefeso e totalmente frágil, como uma criança no berço.
“O Universo parece ter sido criado para que criaturas conscientes como nós pudessem evoluir, capazes de conhecer a Criação em todas as suas dimensões.
Poderíamos nós ser a espécie que completa esse processo de autodescoberta cósmica aqui no planeta Terra?”
Peter Russell
HOMO – HÚMUS – HUMILITAS
"O conhecimento é orgulhoso por ter aprendido tanto; a sabedoria é humilde por não saber mais."
(William Cowper).
A palavra “humildade” tem sua origem no latim: “humilitas”.
Ou seja, aproxima-se, em seu significado, de algo ou alguém que se dirige ao “húmus”, à Terra.
Pode-se, assim, presumir que o seu significado esteja associado a “Filhos da Terra” ou a própria Humanidade.
Percebe-se, também, que a palavra “Humanidade” é um derivado seu, assim como homem (“homo sapiens”, “húmus erectus”).
A que nos remete, imediatamente, a palavra “húmus”?
Somente à ideia de terra fértil, uma terra rica em nutrientes e elementos potenciais para a germinação, crescimento e florescimento de sementes?
HÚMUS >>> TERRA FÉRTIL >>> HUMANIDADE
O POTENCIAL DA CRIATURA HUMANA PARA O SERVIÇO E AMPARO À VIDA, A DOAÇÃO, AMOR E CUIDADO.
A TUDO QUE MANIFESTE VIDA,...
Portanto, cada ser humano deve tornar-se um “solo fértil”, para que a Criação Divina, da qual ele próprio é parte, se perpetue, mas, também e acima de tudo, para que as Sementes Divinas, que compõem a essência do Espírito humano, possam manifestar-se...
...a igual modo dos ciclos vitais na Natureza, com toda sua exuberância e riqueza, frutos da obra de Deus, o que permitirá que essas sementes espirituais possam germinar, crescer e florescer, estendendo seus ramos, firmes e na direção do Horizonte e do Sol.
...a exemplo das flores, que perfumam, encantam e embelezam com suas sutis e harmoniosas formas e fragrâncias, manifestando amor, valor e agradecimento à Vida, por tudo que ela exprime em seu sentido mais elevado e sublime.
Assim, produzirão nutrientes para a Vida, alimentos espirituais em suas mais diversas formas, incluindo o conhecimento com ética e responsabilidade, as criações artísticas destinadas à inspiração e à elevação do espírito.
A semelhança do homem com a terra fértil se faz evidente na Bíblia em Gênesis 2,15:
“Então o Senhor Deus pôs o homem no Jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.”
Nesta conotação, “humildade” nos remete ao entendimento de que somos, todos, UM, ou Filhos de um mesmo Pai, Filhos de Deus.
HUMILDADADE - HOMO - UNIDADE - COESÃO
E, como partes da imensa complexidade da vida, de uma teia cósmica onde tudo está interligado, cabe-nos agir como as células de nosso próprio corpo: em função de uma unidade e integridade, para que o todo (organismo) permaneça coeso e íntegro...
...como células cósmicas que, em suas múltiplas manifestações, diferenciações e especializações, crescem, se alimentam, interagem, multiplicam-se...
...agindo em parceria e colaboração mútua na manutenção da Criação Divina e tendo, portanto, características e uma missão ou destino em comum.
Mas, ao mesmo tempo que tentamos direcionar nossa atenção e cuidados para aspectos como a economia, sobrevivência, segurança e muitos outros,...
...pouca ênfase damos a algo que deveria ser uma constante ao longo de toda nossa existência neste belo Planeta: o cuidado, atenção e amor para com nossa Mãe Terra.
No livro “Saber Cuidar – Ética do Humano, Compaixão pela Terra”, Leonardo Boff nos traz uma analogia, envolvendo todos estes aspectos, com uma bela e expressiva fábula: a “Fábula de Higinus”.
Nessa criação artística e filosófica de Leonardo Boff, transparece algo fundamental à Vida em todo o Universo:
A HUMILDADE DE SE RECONHECER, EM TODAS AS CRIAÇÕES, DIVINAS E HUMANAS, O QUE SE FAZ PRIMORDIAL À SUA MANIFESTAÇÃO E PERPETUAÇÃO.
Ou seja, a necessidade de se cuidar de tudo que nos envolve, pois o Universo...
é a própria expressão da Humildade em suas mais ricas e belas conotações...
Embora se tenha avançado em muitos aspectos na longa trajetória humana no Planeta Terra...
...falta à Humanidade humildade, consciência e discernimento para distinguir entre o que deve ser cuidado, valorizado, amado, cultivado...
...e entre aquilo que apresente valor aparente e efêmero, fruto das ilusões na mente humana.
Como não ter amor por este Planeta, a bela Gaia, que nos mantêm vivos sem nada exigir em troca?
Silvana Vignini
Que a Luz, a Paz e o Amor (re)orientem as nossas vidas e que o despertar consciencial, amparado no conceito “Terra, Vida e Humanidade”, conduza ao... REENCONTRO DE TODOS OS FILHOS DO SOL.
------------
Esta mensagem reflete os ensinamentos universalistas contidos no “Hino ao Sol”, o grande legado espiritual deixado pelo Faraó Akhenaton.
Comentários