17 de Janeiro : DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO
DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO
O pontífice argentino, filho de imigrantes italianos, é muito sensível ao fenômeno da emigração, um drama que assola o mundo, tanto na Europa quanto na América.
No dia 11 de janeiro, diante do corpo diplomático credenciado ante a Santa Sé, o Papa convidou a comunidade internacional a ir além para enfrentar uma emergência histórica e elaborar "planos no médio e longo prazo" com "audácia criativa".
O papa Francisco celebrou neste domingo, 17 de janeiro, na Praça de São Pedro, o jubileu dos migrantes, diante de 5.000 pessoas, entre elas muitos latino-americanos e filipinos, convocando-as a "não deixar sua esperança ser roubada", apesar das "experiências de miséria, opressão e medo" que viveram.
"A presença de vocês nesta praça é sinal de esperança em Deus. Não deixem que roubem sua esperança e alegria de viver!", disse o Papa argentino aos centenas de migrantes reunidos.
"Cada um de vocês carrega uma história, uma cultura, valores preciosos e, às vezes, experiências de miséria, de opressão e de medo", lembrou o Papa.
«No contexto de uma situação mundial na qual a migração está a assumir grandes proporções, e diante de tantas tragédias dolorosas ocorridas em todo o mundo, devemos reconhecer que este fenômeno, nas sua várias formas, interpela a todos a dar uma resposta concreta e imediata».
O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado chama a atenção, de modo particular, para os dramas do fenômeno migratório, tão relevante na sociedade moderna.
http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/papa-pede-que-migrantes-n%C3%A3o-deixem-sua-esperan%C3%A7a-ser-roubada/ar-BBoiRHd
Da consciência desta urgência brota a pista de reflexão do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, sobre o tema "Migrantes e refugiados nos interpelam". Juntemo-nos a todos, em oração, pedindo Misericordia Ao Criador. Cassia |
Comentários