Sua palavra será como um poderoso feitiço
Honrando sua palavra para si mesmo
Por Leo Babauta
Há um poder em nossa palavra que muitas vezes é pouco desenvolvido – as palavras são mágicas e podem criar o mundo ao nosso redor. Mas a maioria de nós usa essa magia como se ela não fosse poderosa.
A primeira maneira de vermos isso é que, muitas vezes, não honramos nossa palavra para com nós mesmos.
Em seu maravilhoso livro Os Quatro Acordos, Don Miguel Ruiz coloca “Seja impecável com sua palavra” como o primeiro e mais importante dos quatro acordos que podem mudar sua vida. Há muito mais profundidade neste acordo, “Seja impecável com sua palavra”, do que você pode imaginar… mas vou abordar, apenas, um aspecto disso: honrar sua palavra para si mesmo.
Algumas maneiras pelas quais não honramos nossa palavra para nós mesmos:
- Dizemos que vamos fazer exercícios hoje, mas adiamos porque estamos ocupados.
- Prometemos parar de comer tantos doces, só para ceder no dia seguinte e comer um monte de sorvete e biscoitos.
- Dizemos que vamos trabalhar em um projeto significativo, mas isso continua sendo adiado outro dia, e outro, até que meses se passem.
- Dizemos que vamos meditar, mas em vez disso verificamos nossos telefones ou e-mail.
Nada disso é “ruim” e seria um mau uso da nossa palavra nos criticarmos duramente por isso. Mas e se pudéssemos começar a honrar a nossa palavra para nós mesmos?
E se, quando dissermos a nós mesmos que vamos fazer algo, realmente seguirmos em frente e o fizermos?
O que isso mudaria para você, em sua vida?
Se você pudesse confiar 100% em si mesmo para honrar sua palavra... isso poderia mudar tudo.
Vejamos como desenvolver o poder da nossa palavra para nós mesmos.
A prática de honrar nossa palavra para nós mesmos
Comece comprometendo-se a considerar sua palavra sagrada. É um voto e, quando você o diz, está totalmente comprometido com ele.
Lembre-se disso sempre que estiver prestes a quebrar seu voto feito a si mesmo.
Então comece fazendo, apenas, pequenas promessas a si mesmo – coisas que você sabe que pode fazer com certeza. E cumpra cada promessa, repetidamente, com total comprometimento.
Por exemplo: prometa ir beber um copo d’água e depois faça. Prometa responder a este e-mail e faça-o. Prometa dar uma volta no quarteirão e faça-o. Pequenas promessas e depois tome-as como sagradas.
Remova a possibilidade de não fazer isso. Meu treinador diz que se você é pai, você nem questiona se vai alimentar seus filhos ou não – é um compromisso que você não questiona. Trate seus compromissos consigo mesmo da mesma maneira – inquestionavelmente.
Ao fazer isso, reconheça-se por honrar sua palavra para consigo mesmo. Esta é uma vitória a ser comemorada. Mesmo que seja uma pequena vitória, é importante.
Se você errar, honre sua palavra reconhecendo o erro e pedindo desculpas. Assuma a responsabilidade, sem culpa ou vergonha. E, então, comprometa-se a superar esse erro.
Somente depois de se tornar bom nas promessas fáceis, você deverá optar pelas mais difíceis. Em vez de prometer escrever por uma hora, prometa escrever por 5 ou 10 minutos. Em vez de tentar meditar por uma hora, medite apenas por 5 minutos. O mesmo acontece com exercícios ou qualquer coisa que exija concentração. Pequenas promessas, executadas impecavelmente.
Não faça promessas indefinidas, tal como você nunca mais tocará em nenhuma gota de álcool. Faça pequenas promessas, como se você não fosse comer um biscoito na próxima hora. Em seguida, torne as promessas mais fáceis de cumprir – livre-se deles ou retire-se de perto d você.
Com o tempo, se você trabalhar no desenvolvimento do poder da sua palavra, ela se tornará algo que você não questionará. E, então, sua palavra será como um poderoso feitiço que você pode lançar sempre que precisar para fazer a mágica acontecer.
**********************
https://eraoflight.com/2024/04/14/honoring-your-word-to-yourself/
Comentários