Sofrimento gerado por tentar evitar... Sofrimento
Sofrimento gerado por tentar evitar... Sofrimento
Lucius Augustus
A tensão gerada pela tentativa de controlar aquilo que parece ser indesejável chama-se ansiedade.
É uma tentativa de controle totalmente contraproducente, pois ocorre nos domínios da mente (pensamento/emoção) e não interfere diretamente no fato que é alvo da preocupação, e sim nas possibilidades imaginadas e rejeitadas, associadas a esse fato.
O sofrimento causado por essa tensão – ansiedade – nem é o resultado da existência do fato; é o resultado das preocupação associadas à tentativa de controle (no território criativo da mente).
Vê se não é estranho isso: para evitar o sofrimento imaginado, é produzido sofrimento efetivo. Ou, sofre-se agora por tentar controlar possibilidades futuras.
Vamos aliviar essa tensão e esse nó na garganta, utilizando algumas diretrizes saudáveis:
Assumir responsabilidade é diferente de preocupar-se
Tentar evitar sofrimento imaginado gera sofrimento real
Viver a vida por antecipação NÂO é viver a vida
Estamos de acordo, amigos queridos? Vamos, então, retirar a pata do elefante do seu peito agora? Ótimo!
Você sofre com a criatividade por ser muito criativo e disparar pensamentos sobre algo incerto e futuro, e não presente. É óbvio que você é inteligente (isso me leva a crer que é competente até demais para fazer o que depende de você).
Desse modo, acredita que fez o que está ao seu alcance? Pronto. É só isso. Agora, Viva Sua Vida AGORA; viva o momento. Só o momento em que se encontra. A vida que quer viver começa com foco. Foque no agora. Se focar, a mente obedecerá a sua vontade.
O momento é o portador da oportunidade de você construir a sabedoria que neutraliza a existência do sofrimento. E a Serenidade é favorável à edificação de Sabedoria.
Tenho certeza de que está ao seu alcance!!! Respire e foque no momento.
Comentários