Total de visualizações de página

Os Amigos de Caminhada!

Porque bocejamos? Não é bem o que acreditamos...

 
 por Clement Hajian

Bocejar é geralmente associada com o tédio ou cansaço, mas uma nova pesquisa sugere que há muito mais. Nós fazemo-lo involuntariamente, como a respiração, e ele começa mesmo antes de nascermos (cerca de 11 semanas após a concepção).

Segundo pesquisadores da Universidade de Princeton, o ato de bocejar pode manter seu cérebro fresco e "bocejos servem como um mecanismo de termorregulação que ocorre em resposta a aumentos de temperatura cerebral e/ou a temperatura do corpo."

Relatos ao Discovery News:

"Os cérebros são como computadores ... Eles operam de forma mais eficiente quando as adaptações legais, físicas e evoluíram para permitir o resfriamento máximo do cérebro."

Simplificando, é a teoria de que o fluxo de ar frio que ocorre quando você bocejar ajuda a resfriar e aumentar o fluxo sanguíneo em seu pescoço, rosto, seios e cabeça, que em conjunto funciona como um radiador para resfriar o cérebro. Escrevendo na revista Medical Hypothesesv, Gallup e seus colegas sugerem que este processo também pode envolver os seus seios da face (a verdadeira função que é também motivo de debate):

"A parede fina posterior do seio maxilar pode fletir durante bocejos, funcionando como uma bomba de fole, ativamente ventilando o sistema dos seios, e facilitando assim arrefecimento cerebral"

Este achado está de acordo com a pesquisa anterior, que mostra as temperaturas do cérebro aumentam quando você começa a dormir, que pode ser uma razão pela qual a exaustão provoca bocejo excessivo. Gallup também sugere que excessivos bocejos podem mesmo ser um sintoma de condições de saúde que aumentam a temperatura do cérebro e/ou a temperatura dos núcleos basais, tais como danos no sistema nervoso central.

O bocejo tem implicações sociais e cognitivas, também?

Outra teoria de por que bocejamos gira em torno de sua função social, ao invés de seus efeitos fisiológicos. Sabe-se, por exemplo, que o bocejo é contagioso entre humanos, chimpanzés e até cães, um comportamento que é cogitado para indicar uma capacidade para empatia. Nas fronteiras do jornal de Neurologia e Neurosciencias, é sugerido que:

"... O bocejo contagioso é uma expressão primitiva da cognição social, ou seja, a empatia. Suscetibilidade ao bocejo contagioso está correlacionada com a velocidade em reconhecer um rosto próprio, a teoria de processamento de mente, e também está associada com ativação nas regiões do cérebro que têm sido associada com processos cognitivos sociais . Isto sugere que o bocejo contagioso pode ser um processo evolutivo que levou a um nível mais elevado de cognição social em certas espécies"

Bocejar foi até associado com uma mudança de estado, como ir de estado alerta para o sonolento ou vício, de acordo com o Dr. Robert Provineix, um neurocientista da Universidade de Maryland. Por agora é seguro dizer que há muito mais a ser descoberto, e praticamente todos os mamíferos bocejam, mas no caso de você sentir que boceja excessivamente, esteja ciente de que pode ter implicações fisiológicas. No mínimo, isso pode significar que você poderia estar tendo um sono melhor, revejam este artigo.

Também pode ser causado por uma reação vasovagal, que é causada pela ação do nervo vago (o nervo cranial décimo que sai do seu tronco cerebral até o abdômen) em seus vasos sanguíneos. Isto poderia ser um sinal de um problema cardíaco e deve ser verificado pelo seu médico.

Excesso de bocejo também pode ocorrer antes de uma convulsão em pessoas com epilepsia, ou antes do início de uma enxaqueca, de modo a manter isso em mente se você sofre de qualquer um destes males.

Também, o ato de bocejar pode ser repetido pelo simples fato de se ver uma imagem relacionada, simplesmente por ativar o hipotálamo, diretamente ligado com a memória.

Comentários

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA
Volte, quando sentir O CHAMADO...

ARQUIVO

Mostrar mais