Total de visualizações de página

Os Amigos de Caminhada!

O maior tesouro do universo está ao alcance do homem terrestre


Pode ocorrer de um indivíduo, estando em quietude, aproximar-se de modo especial à sua essência e perceber o estado de graça que aguarda os que se unificam à vontade do ser interno.

Tendo assim os olhos espirituais abertos, poderá reconhecer com mais clareza a situação na qual a maioria dos homens se encontra, submetidos às tendências retrógradas existentes na natureza humana. Para ele, que está vendo as sublimes dádivas dos céus, nenhum esforço em prol da libertação de seus semelhantes será demasiado.

Nestes tempos, de acirrado embate das forças da matéria sobre os homens, todos os que despertaram em si a luz estão tratando de doá-la aos que na escuridão se encontram. Amor, entrega e serviço é o que alimenta o fulgor dessa chama, tornando-a mais radiante para que a sabedoria divina maior proveito possa dela tirar.

O ideal seria o indivíduo estar sempre pronto a ir ao encontro da necessidade que a vida interior lhe indica. Nunca escolher esta ou aquela tarefa, pois em todos os rincões da Terra há carência de verdade e de harmonia.

A sabedoria interior conduz o homem de modo que, por seu serviço e autoesquecimento, o caminho mais breve lhe seja oferecido. Quando o indivíduo focaliza a atenção e energia sobre si mesmo, contando assim com aquilo de que dispõe como ser humano para a trajetória evolutiva, a providência divina é impedida de agir em seu favor, pois suas bênçãos são dadas aos que nada querem para si. O verdadeiro servidor nada pede para si, nada espera da vida. Apenas segue cumprindo o que, do alto, lhe é no silêncio indicado.

No momento em que energias ou forças ultrapassadas arraigadas no ser começam a ser desalojadas, mais do que nunca é preciso silêncio, entrega e união interna nos que acompanham essa sagrada metamorfose em si ou em outros. Nada lhes cabe fazer, exceto manterem-se sintonizados com a certeza de que no âmago de cada partícula existe a mesma luz que é capaz de manifestar ou esvaecer universos.

Nessas etapas de transformações, ao se perceber um ser num estado carente de luz, é possível que surjam impulsos de ajudá-lo. Mas se a luz estiver agindo na consciência, ela fará com que se reconheça que na verdade nada se tem a dar. Estar-se-á diante da pobreza e da riqueza da própria existência. Materialmente não há o que se possa fazer para libertar um ser de estados confusos; no entanto, internamente pode-se participar da vida em níveis de realidade onde ele mesmo é pura luz. Tal reconhecimento, embora chegue à mente, não decorre de ação mental.

A matéria não pode conferir a verdadeira riqueza. Nesse sentido, a vida que se limita ao âmbito humano é sempre restrita. Todos os homens podem obter os tesouros do universo, pois esses não estão confinados em bens, em contatos externos, ou em coisa material. A verdadeira riqueza de um ser, que jamais lhe faltará em momentos de dificuldade, reside no que ele, como consciência, conseguiu absorver do espírito. Essa riqueza é a luz, a paz, o amor e a harmonia que regarão os solos em tempos de aridez e que os tornarão frescos e férteis, prontos para o desenvolvimento de plantas sadias e generosas em frutos.

Tudo o que se pode oferecer a um ser e à vida em geral é, na realidade, a entrega de si mesmo ao plano evolutivo. Esse é o maior bem que se pode dar e, se à entrega está unida a obediência, pode-se um dia chegar a ser na Terra o puro reflexo da vontade suprema.

Palestras do autor poderão ser ouvidas, gratuitamente, no site: http://www.irdin.org.br/.

Comentários

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA

Passou por aqui?! Espero que tenha encontrado a LUZ DA SUA CAMINHADA
Volte, quando sentir O CHAMADO...

ARQUIVO

Mostrar mais