O "pensamento corrente" ou o chamado "pensamento contínuo"
MENSAGEM DIÁRIA DE SÃO PIO
TRANSMITIDA AO VIDENTE FREI ELÍAS DEL SAGRADO CORAZÓN DE JESÚS
O sentido do pensamento corrente
Na filosofia oriental, o "pensamento corrente" ou o chamado "pensamento contínuo" é produzido pela conjuntura de diversos fatores, principalmente os que são gerados pela agitação, a desarmonia e o fator insistente de buscar uma causa irreal, uma situação que não existe.
Esse pensamento corrente está oculto, ou seja, dorme na memória mental subconsciente, mas dependendo dos antecedentes e das tendências, o pensamento corrente pode surgir como resultado de um princípio de desequilíbrio emocional, ou ainda psiquiátrico.
Para poder resolver essa situação ou detectá-la a tempo, é importante que o terapeuta ou o médico clínico analisem, não apenas as causas, mas também, os antecedentes, para que dentro da compreensão espiritual e filosófica se chegue a um resultado compreensível sobre essa situação.
O pensamento corrente não é linear, mas puramente aleatório, e em cada consciência se manifesta diferentemente.
Quando o "pensamento corrente" se manifesta, existem razões ou situações para que emerja do subconsciente do indivíduo. Esse tipo de estado mental dificulta o fluir das emoções e dos sentimentos. Ou também, ao contrário, compromete as emoções, desequilibrando-as.
Essa espécie de situação psicológica do "pensamento corrente" está baseada, como contraparte, em um trauma, um registro passado ou um acidente, resultado de um imprevisto, algo inesperado, na vida do indivíduo.
O pensamento corrente também pode aparecer em momentos de grande definição, e a consciência poderia não perceber esse movimento. Isso não significa que esteja comprometendo a sua saúde mental, mas o processo do "pensamento corrente" gera um estado cíclico de ações ou de feitos, que faz a consciência dependente de uma resposta mental, ou ainda de uma resposta atrasada.
O "pensamento corrente" surge também de um processo de imaturidade cerebral. Isso significa que não se refere à falta de algum mineral ou nutriente cerebral, mas a experiências que marcaram, na consciência, uma expressão de irresponsabilidade, de dependência ou de independência, inclusive traumas que delineiem a formação básica da linha do pensamento, a que chamamos raciocínio.
O pensamento corrente está presente em 80% da humanidade, sendo que em mais de 50% está adormecido e poderia despertar, através dos movimentos do fim dos tempos.
A relação com a natureza, o trabalho e o serviço aos Reinos Menores equilibra um possível desajuste. Não o elimina, mas o ajuda a equilibrar-se para que a consciência não se sinta restringida pela situação referida.
Sob a luz de Cristo, abençoa-os,
São Pio
*****************
Comentários